A Sealed Air Corporation tem uma reputação pela condução de seus negócios em alto nível éti. É importante continuarmos esse registro de integridade no futuro. Cada funcionário da empresa e de suas filiais em todo o mundo é responsável pela manutenção de nossa reputação.

Esperamos que cada funcionário apoie a ética de princípios empresariais da Empresa e comporte-se de maneira consistente com estes padrões elevados. Nenhum funcionário, em uma posição de supervisão, tem autoridade para instruir um subordinado a violar as diretrizes éticas da empresa. 

Espera-se que cada um dos nossos funcionários cumpra a lei, mas nosso padrão de ética empresarial vai além da conformidade com a lei. Nenhuma lista de regras pode substituir o exercício, por qualquer pessoa que represente a nossa empresa, de moralidade básica, decência comum, altos padrões éticos e respeito pela lei. Se um funcionário estiver em dúvida sobre a aceitabilidade de um curso específico de ação, deve aplicar o seguinte teste: supondo uma divulgação pública completa da ação, o funcionário e a Empresa se sentiriam confortáveis do ponto de vista moral, ético e jurídico? Se a resposta for "Sim", então, a ação é muito provavelmente consistente com nossa filosofia empresarial. Se não, então a ação deve ser revista com o gerente do funcionário ou com o Departamento Jurídico da Empresa, antes de prosseguir. 

A Empresa acredita que a comunicação e a denúncia de irregularidades desempenham uma função valiosa na manutenção de elevados padrões éticos de conduta e redução dos riscos para a Empresa, seus funcionários, diretores e acionistas, de condutas que não satisfaçam os elevados padrões da empresa. Da mesma forma, se você tomar conhecimento de circunstâncias que parecem inconsistentes com nosso Código de Conduta, ou for instruído por um supervisor ou gerente a agir de uma forma que você acredita ser incompatível com nosso Código de conduta, você deve revisar o assunto com um supervisor ou gerente apropriado. Se o assunto não estiver resolvido, como resultado destas discussões, ou se você não se sentir confortável discutindo estas questões com um supervisor ou gerente, consulte as informações de contato no final deste Código de Conduta.

A Empresa investigará qualquer assunto relatado e, se determinar que ocorreu uma violação, tomará as medidas adequadas. A Empresa está empenhada em proteger de represália ou retaliação os funcionários responsáveis que denunciam violações do Código de Conduta. Por outro lado, um funcionário que participe, esconda ou reporte falsamente uma violação do Código de Conduta pode estar sujeito a ações disciplinares, incluindo a possibilidade de cessação do contrato. 

Estas diretrizes cobrem algumas, mas não todas, as situações que possam surgir. Elas são aplicáveis em todo o mundo para a corporação Sealed Air e cada uma de suas filiais. De forma periódica, a Empresa pode se aprofundar sobre questões específicas em declarações políticas separadas e pode adotar diretrizes adicionais ou alteradas. Os funcionários da Sealed Air que fizerem negócios internacionalmente devem cumprir com as leis e regulamentos aplicáveis e defender o nosso Código de Conduta. Se uma disposição de nosso Código de Conduta estiver em conflito com a lei aplicável, a lei prevalece. 

Tudo que um funcionário da Sealed Air fizer em seu trabalho, em última análise, está relacionada a satisfazer a necessidade de um cliente, no âmbito do nosso Código de Conduta. Nosso avanço e segurança do trabalho, tanto como empresa e como indivíduos, dependem da nossa habilidade de satisfazer adequadamente as necessidades de nossos clientes.

Esperamos que cada funcionário pratique e promova elevados padrões profissionais na realização de suas funções e em suas relações com outros funcionários, fornecedores, clientes, acionistas e outras pessoas que tenham relações com a Empresa.

Em consonância com estas normas, os funcionários deverão tratar uns aos outros com dignidade e respeito. A responsabilidade de tratar os funcionários com dignidade e respeito é particularmente forte, no caso funcionários cuja posição na Empresa possa capacitá-los a influenciar a segurança no emprego, a remuneração, a promoção ou a carreira de outros funcionários. Essa responsabilidade inclui, dentre outras coisas, a responsabilidade de evitar condutas que constituam discriminação ou assédio sexual, condutas degradantes à raça, religião, credo, nacionalidade, sexo, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero, idade, deficiência ou outro status de proteção das pessoas.

Valorizamos a diversidade e inclusão em nossa organização mundial. Damos um prêmio para a contribuição de cada um dos nossos funcionários. Buscamos desenvolver e usar ao máximo suas capacidades, criatividade e energia, que cria um ambiente de trabalho que permite que todos os funcionários realizem seu potencial.

A Sealed Air é uma empregadora de oportunidades iguais. Como uma contratante do governo dos EUA, também estamos sujeitos à obrigação que podemos manter e cumprir com nosso Programa de Ação Afirmativa da Empresa. Esperamos que todos os funcionários da Sealed Air, que são responsáveis por fazer ou influenciar a contratação, promoção ou outras decisões de carreira em nome da empresa, apoiem nossos compromissos de oportunidades iguais de emprego e ação afirmativa.

Damos um prêmio para honestidade e negociação justa em relacionamentos com e entre os nossos funcionários, e na condução de nossas atividades de negócios. Espera-se que os funcionários sejam sinceros ao lidar com os outros. Todos os relatórios ou respostas a perguntas fornecidas dentro da organização ou para pessoas de fora (clientes, fornecedores, instituições financeiras, agências governamentais de todos os tipos, outras organizações e/ou pessoas com necessidade ou direito de receber informações) devem ser verdadeiros, precisos e não enganosos, de qualquer forma, o que evita a divulgação inadequada de informações da empresa externamente.

A empresa baseia-se na integridade de seus registros para tomar decisões de negócios importantes, para fazer e receber pagamentos, para fornecer informações e relatórios para seus acionistas, para agências governamentais e para outros; por isso, é essencial que todos os registros sejam exatos e completos. Os funcionários não podem fazer entradas falsas ou enganosas nos registros ou relatórios da empresa, de cliente ou terceiros.

Nossos produtos e serviços serão vendidos por seus méritos. Vamos competir vigorosa e honestamente nos mercados que servimos. Teremos com nossos concorrentes o grau de respeito que esperamos que tenham conosco. Não entraremos em acordos ilegais nem exerceremos atividades concertadas ilegais com nossos concorrentes ou com outros.

Os funcionários não usarão métodos impróprios ou ilegais para obter informações sobre nossos concorrentes. Não pediremos nem incentivaremos funcionários ou futuros funcionários a divulgar informações confidenciais a que podem ter tido acesso como resultado de associações com outras empresas.

Estamos empenhados em proporcionar condições de trabalho seguras aos nossos funcionários, em promover o projeto, o uso e o manuseio seguro de nossos produtos, e a conformidade com as leis relativas à proteção do ambiente. Cada funcionário deverá promover esses objetivos na realização de suas funções.

Nossas relações de negócios com os EUA e outras agências do governo estão sujeitas a leis e regulamentos que são mais rigorosas do que aquelas que se aplicam nas transações comerciais padrão. Funcionários que tenham relações com estas agências devem se familiarizar com as leis e regulamentos aplicáveis e agir de acordo com eles. O não cumprimento destas leis e regulamentos pode submeter os funcionários não somente a ações disciplinares pela empresa, como também a responsabilidades civil ou criminal pessoal.

No decorrer do exercício de suas funções, os funcionários podem ter acesso a informações confidenciais relativas a outros empregados, tais como informações que aparecem sobre os pedidos de emprego, informações sobre salário ou outras informações confidenciais relativas a esse funcionário. Todos os funcionários devem tratar essas informações como confidenciais, usá-las apenas para os fins adequados, e divulgá-las apenas para aqueles que "necessitam saber".

Ferramentas, equipamentos, instalações e inventários da Empresa, bem como seu conhecimento, tecnologia, produto e informações de fórmulas, informações de mercado e planos de negócios, são todos bens valiosos. É de responsabilidade de cada funcionário preservar e proteger os ativos da empresa e informações comerciais confidenciais e ver que não sejam mal utilizadas ou disponibilizadas a externos, de qualquer forma, o que poderia ser prejudicial para os interesses da empresa.

Nenhum funcionário da Sealed Air pode colocar seus interesses pessoais acima dos interesses da Empresa. Até mesmo o surgimento de um conflito pode prejudicar a reputação de um funcionário ou da Empresa. A Empresa insta cada empregado a discutir quaisquer potenciais conflitos de interesse com seu gerente ou com o Departamento Jurídico da Empresa. Muitos conflitos de interesse podem ser resolvidos de uma forma mutuamente aceitável.

Existem muitas situações que podem representar ou criar o surgimento de um potencial conflito de interesses. Alguns exemplos incluem um funcionário (ou um membro familiar imediato): 

  • faz com que a Empresa se envolva em transações comerciais com parentes ou amigos;
  • usar informações confidenciais da empresa, de um cliente ou fornecedor para ganho pessoal porum funcionário, um parente ou um amigo (incluindo transações de títulos com base nesta informação); 
  • ter interesse financeiro ou em uma posição de controle com um concorrente, fornecedor ou cliente;
  • ou receber empréstimo, garantia ou outro benefício pessoal de uma parte externa como resultado da posição do funcionário na Empresa. 

Espera-se que os funcionários promovam os interesses da empresa, sempre que surgir a oportunidade de fazê-lo. Os funcionários não podem competir ou preparar-se para competir com a Empresa enquanto funcionários dela. Os funcionários não podem explorar para ganho pessoal as oportunidades que descobrirem através do uso de propriedade, informação ou posição da Empresa; nem usar a propriedade, informação ou posição na Empresa para ganho pessoal, exceto com a aprovação da gerência adequada, com antecedência.

Os funcionários da Sealed Air podem entreter os clientes, fornecedores e outras pessoas e podem ser entretidos por essas pessoas, de uma forma que seja habitual e necessária para a realização de negócios e que seja consistente com as políticas da empresa. No entanto, os funcionários não podem entreter ou serem entretidos por funcionários do governo dos EUA ou por funcionários de outro governo, a menos que seja expressamente permitido pela lei aplicável.

A Sealed Air exige que seus colaboradores cumpram integralmente as leis anticorrupção nos Estados Unidos, e leis similares em outros países. A Sealed Air proíbe seus funcionários de fazerem ou oferecerem subornos ilegais ou propinas destinadas a garantir tratamento favorecido para a Empresa por parte de clientes, fornecedores, funcionários governamentais nacionais ou estrangeiros ou outros. Esta regra também se aplica ao uso de intermediários para fazer tais pagamentos. Um funcionário que encontrar-se numa situação de pagamento que pode ser interpretada como suborno, propina ou pagamento ilegal deve consultar seu supervisor e o Departamento Jurídico antes de tomar qualquer ação, já que as leis sobre este assunto são altamente técnicas.

Especificamente sob a lei dos EUA, é crime fazer, direta ou indiretamente, incluindo através de um agente ou outro intermediário, qualquer oferta, pagamento, promessa de pagamento ou autorização para pagar qualquer dinheiro, presente ou qualquer coisa de valor a qualquer oficial estrangeiro, partido político ou candidato, com a finalidade de influenciar qualquer ato ou omissão em caráter oficial; ou induzir qualquer pessoa ou entidade a usar influência para afetar uma decisão de um governo ou organismo estrangeiro, a fim de obter ou manter negócios. Em muitos outros países onde a Empresa atua há leis semelhantes. Embora nós não incentivemos, porque pode criar uma aparência de impropriedade, gratificações modestas e dicas para qualquer um destes funcionários de governos estrangeiros e de outros, cujas funções sejam essencialmente ministerial ou clerical, por natureza, podem ser feitas somente se tais gratificações e dicas não violarem as leis locais e se são dadas unicamente para fins de agilizar a ação necessária a ser tomada por tal indivíduo, em vez de fazê-lo com a finalidade de influenciar tais indivíduos a fazer uma decisão que ele ou ela não tenha necessidade de fazer. Qualquer pagamento deve ser identificado com precisão e gravado nos registros da Empresa.

A aceitação de presentes de fornecedores, clientes ou outros, que tenham relações de negócios com a Empresa, pode envolver um conflito de interesses ou criar uma aparência de impropriedade. Por conseguinte, os funcionários da Sealed Air não deverão aceitar quaisquer pagamentos em dinheiro de pessoas que tenham uma relação de negócios com a Empresa. Os funcionários podem aceitar presentes razoáveis, que não sejam em dinheiro, tendo um código ou o valor nominal de qualquer empresa ou indivíduo que tenha, ou possa ter, uma relação comercial com a Empresa, desde que eles não se destinem e não possam ser interpretados como um suborno, propina ou outra forma de compensação para o destinatário.

A Empresa não faz contribuições políticas em qualquer lugar do mundo. No entanto, a Empresa incentiva seus funcionários a exercer os seus direitos individuais de serem ativos na política local ou nacional.

Os funcionários são lembrados de que é uma violação da lei dos Estados Unidos comprar ou vender ações da Sealed Air com base em informações materiais não disponíveis ao público.

É nossa política estar em conformidade com as leis que afetam a condução dos nossos negócios. É responsabilidade de cada funcionário ter familiaridade com os princípios jurídicos que afetam o desempenho do seu trabalho, auxiliar a Empresa em cumprir com a lei e procurar o conselho do supervisor do funcionário ou um membro do Departamento Jurídico, se o empregado estiver incerto dos princípios jurídicos relevantes.

O Departamento Jurídico da Sealed Air fornece aconselhamento legal à Empresa em questões que afetam os negócios desta. Os funcionários que lidam com o Departamento Jurídico deverão fornecer todos os fatos que são necessários para permitir que o este informe à Empresa o assunto sobre o qual é pedida a sua assessoria. Se, baseado nesses fatos, o Departamento Jurídico notificar que um curso de ação proposto é ilegal, questionável ou não consistente com este Código de Conduta, o funcionário a quem é dado esse conselho deve agir de acordo e avisar o seu superior. O não cumprimento desta ou de qualquer outra disposição do Código de Conduta pode sujeitar um funcionário a medidas disciplinares, até mesmo e incluindo uma possível cessação do emprego e também, às vezes, uma responsabilização civil ou criminal.

Nosso Código de Conduta se aplica a todos os empregados da Empresa, incluindo suas filiais e seus executivos e diretores. Membros do Conselho Administrativo da Empresa, muitas vezes, têm responsabilidades importantes com outras organizações. Em alguns casos, as organizações podem ser fornecedores ou clientes da Empresa. Essa relação não será considerada um conflito de interesses se for divulgada para a Empresa e se o Conselho determinar que a relação não afeta a independência do diretor, ou que não é um conflito de interesses. Para evitar conflitos de interesse, espera-se que os diretores divulguem aos seus colegas diretores qualquer interesse pessoal que possa ter em uma transação em que o Conselho atua e que abstenham-se de participar de qualquer decisão em que possa haver um conflito entre seus interesses pessoais e os interesses da Empresa. A isenção do Código de Conduta para qualquer executivo ou diretor pode ser feita apenas pelo Conselho de Administração ou por uma Comissão do Conselho. Isenções ou exceções serão concedidas para executivos ou diretores apenas com antecedência e apenas em circunstâncias excepcionais, e serão prontamente divulgadas aos acionistas, conforme previsto sob as leis aplicáveis e os requisitos da bolsa de valores.

As diretrizes da empresa e a Lei Federal proíbem empréstimos para executivos e diretores da Empresa.

Um Código de Ética para Executivos Financeiros Sêniores separado explica as responsabilidades éticas adicionais especiais esperadas de pessoas que detenham essas posições-chave. 

Confiamos que podemos contar com todos os nossos funcionários, executivos e diretores para manter a excelente reputação da nossa Empresa.

Jerome A. Peribere
Presidente e Diretor Executivo

 

Preocupações sobre ações ou circunstâncias que parecem incompatíveis com nosso Código de Conduta devem ser tratadas do seguinte modo:

  • Reveja a questão com o seu supervisor ou gerente
  • Se a questão não for resolvida ou se você não quiser rever a questão com seu supervisor ou gerente, você pode rever a questão com:
    • outro supervisor ou gerente, ou
    • um membro do Departamento Jurídico, ou
    • um membro do Departamento de Recursos Humanos.

Se a questão não for resolvida, ou se você não se sente confortável discutindo estas questões com qualquer uma das pessoas listadas acima, você pode entrar em contato com a Linha de Integridade da Empresa, que é operada por uma empresa independente, e relatar a questão, se permitido pela lei local. 

Você pode entrar em contato com a Linha de Integridade:

  • Por telefone: 1-888-760-3137
    Funcionários localizados fora dos EUA e Canadá devem discar primeiro o código direto da AT&T em seu país, e então ou discar ou pedir ao operador para conectá-los ao número listado acima. Os códigos diretos da AT&T estão disponíveis na internet em: http://www.business.att.com/bt/access.jsp
  • Pela internet em: https://integrityline.sealedair.com
  • Por correio, endereçado a: Integrity Line, PMB 3767 | 13950 Ballantyne Corporate Place, Suite 300 | Charlotte, NC 28277

Se o assunto envolve contabilidade questionável ou questões de auditoria, você também pode contatar o Comitê de Auditoria do Conselho de Administração:

  • Por e-mail, endereçado a: auditcommittee@sealedair.com
  • Por carta, endereçada a:
    • Comitê de Auditoria
      a/c Corporate Secretary
      Sealed Air Corporation
      200 Riverfront Boulevard
      Elmwood Park, New Jersey 07407 (USA)

Finalmente, você sempre pode enviar quaisquer preocupações a Jerome A. Peribere, Presidente e Diretor Executivo da Sealed Air Corporation: 200 Riverfront Boulevard, Elmwood Park, New Jersey 07407 (EUA).

Revisado em março de 2013