Estudo mostra que a Iniciativa Global de Segurança de Alimentos (GFSI) resulta em alimentos mais seguros, com conformidade normativa aprimorada e com cultura de segurança alimentar reforçada

Thursday, February 27, 2014

ANAHEIM, Califórnia – 27 de fevereiro de 2014 – A Consultoria Diversey da Sealed Air, em colaboração com a GFSI (Iniciativa global para segurança de alimentos), lançou hoje os resultados preliminares de um estudo da GFSI, que explora a eficácia e o impacto nos negócios da implementação de esquemas registrados pela GFSI. Conduzido pela Sealed Air, os resultados preliminares do “Estudo de Eficácia da GFSI” foram apresentados durante a Global Food Safety Conference, em Anaheim, Califórnia. na quarta-feira, 26 de fevereiro.

Uma certificação em um esquema registrado pela GFSI demonstra que os sistemas de gestão de segurança alimentar são mais eficazes, o que oferece, assim, maior confiança na segurança dos produtos que são fornecidos ao consumidor”, disse Catherine Francois, Diretora Global da Consultoria Diversey.

O estudo incluiu 834 fabricantes de alimentos, de 21 países, incluindo: organizações na América do Norte, México, Europa Ocidental, Austrália e Nova Zelândia. A pesquisa concluiu que o principal fator para implementar um esquema registrado pela GFSI era atender a exigência de um cliente, existente ou novo.

Os resultados do estudo mais notáveis incluem:

• A grande maioria dos entrevistados disse que a certificação, frente a um esquema registrado pela GFSI, aprimorou sua capacidade de produzir alimentos seguros
  • A maioria dos entrevistados disse que a certificação tem ajudado a melhorar a conformidade com os regulamentos existentes, e também os ajudou a se preparar melhor para futuras mudanças regulamentares
  • A maioria dos entrevistados disse que as certificações reforçaram sua cultura de segurança alimentar, por meio de aprimoramentos em formação, no aumento da comunicação, em medições melhores e no compromisso de gestão reforçado

Frank Yiannas, Vice-Presidente de Segurança Alimentar do Walmart, e o Vice-Presidentes da GFSI disseram: “Este estudo de referência fornece mais evidências do papel que os esforços confiáveis de segurança alimentar privadas podem ter no avanço da segurança alimentar, o que reforça a conformidade normativa e promove uma cultura de segurança alimentar, para que os consumidores em todo o mundo possam viver melhor”.

Enquanto a pesquisa mostrou também que custos de curto prazo de implementação da GFSI reconheceram que os esquemas existem, algumas das eficiências esperadas, por meio da eliminação de redundâncias, não foram concretizadas. Os resultados serão utilizados para dirigir uma eficiência operacional ainda maior pelo Conselho da GFSI.

Os resultados deste estudo serão submetidos a uma publicação em uma publicação científica revisada pelos pares.

Lasma Augustova-Rabaud

Communications and Content Coordinator